advogados fazendo marketing digital jurídico

O marketing digital consiste na aplicação de diversas estratégias online para divulgar uma marca, empresa ou um produto. Uma de suas vertentes é o marketing jurídico, no qual são usadas estratégias para promover um escritório de advocacia ou advogado.

Afinal, assim como em qualquer outro negócio, os escritórios precisam divulgar seus serviços, fidelizar clientes e fechar contratos. Para isso, o marketing digital jurídico respeita as restrições impostas pela OAB, garantindo profissionalismo, ética e autoridade para os advogados.

Mas, o que é marketing digital jurídico? Como colocá-lo em prática? O que é permitido pela OAB? Como conquistar novos clientes? Como se destacar dentro do segmento jurídico?

Respondemos essas e outras perguntas neste Guia do Marketing Digital Jurídico 2021. Acompanhe!

Afinal, o que é Marketing Digital Jurídico?

O marketing digital jurídico envolve um conjunto de estratégias digitais que visam aumentar a autoridade do advogado dentro do segmento em que atua, assim como, fortalecer a imagem do escritório de advocacia dentro dos veículos digitais.

Esse reconhecimento no mercado, certamente, proporciona o fechamento de um maior número de contratos. Nesse sentido, para o crescimento da carreira e do escritório é fundamental investir em estratégias de marketing digital, mantendo o cumprimento das normas da OAB.

Mas, não é proibido, pela OAB, fazer propaganda?

De fato, o Código de Ética da OAB proíbe que advogados façam propaganda para conquistar novos clientes. Contudo, o marketing digital jurídico não é propaganda, mas sim, um conjunto de estratégias que visam aumentar a autoridade do advogado no mercado.

No código da OAB, capítulo VII, diz: “A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”.

Basicamente, o marketing digital jurídico permite que o advogado leve informações relevantes sobre o segmento jurídico para um maior número de pessoas, posicionando-se como uma marca forte. Assim, o advogado não precisa captar novos clientes, é o cliente que vai até ele.

Por que o advogado precisa fazer Marketing Digital Jurídico?

Antigamente, o público recebia diversas propagandas por diferentes meios, como jornal, televisão e rádio. Com o crescimento da internet, o consumo se tornou mais ativo e engajado.

As pessoas agora buscam por profissionais e empresas que agreguem valor e solucionem problemas. Além disso, o atendimento deve ser personalizado e humanizado, visando entender de perto a necessidade de cada indivíduo. E é isso que faz o marketing digital jurídico.

Entenda por que você deve investir nessa estratégia.

Destaque profissional

São mais de 1,1 milhão de profissionais cadastrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para uma população de, aproximadamente, 210 milhões de habitantes, segundo o IBGE, ou seja: um a cada 190 brasileiros é advogado.

Nesse mercado altamente competitivo, o marketing digital para advogados se faz extremamente necessário para proporcionar destaque profissional.

Por meio das estratégias, é possível desenvolver um posicionamento de especialista, fortalecer a presença online, incentivar a divulgação boca a boca e criar soluções para as principais necessidades do seu público.

Maior credibilidade no mercado

Imagine que você está com alguma dúvida sobre determinado assunto e sempre que faz pesquisas online encontra ótimas respostas em um site específico. Certamente, esse site se tornará uma referência para você dentro da sua necessidade, correto?

Do mesmo modo, quando um advogado produz textos, vídeos e postagens nas redes sociais que agregam valor, esse profissional se posiciona como autoridade no mercado.

O marketing jurídico é pensado para isso, de forma que o profissional consiga passar confiança e mostrar sua especialidade. Como resultado, o advogado passa a receber um maior número de contatos e a fechar mais contratos.

Contato com maior número de pessoas

A internet mudou a forma de se fazer negócio e a inovação chegou até a advocacia. De fato, o marketing boca a boca, ou seja, de indicações, ainda é muito efetivo, mas a internet consegue colocar o profissional em contato com muito mais pessoas.

Segundo uma pesquisa do TIC Domicílios, três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. E é nesse cenário que o marketing digital jurídico coloca o advogado em destaque.

Aumento do número de clientes e fidelização

O marketing digital tem a grande vantagem de fazer com que as pessoas encontrem você no momento certo e na hora certa. Consequentemente, há maiores chances de realizar o fechamento de um contrato.

Além disso, marketing também é relacionamento, já que ele permite que você consiga se relacionar bem em todas as etapas: antes, durante e depois do fechamento do contrato. Assim, você é capaz de fidelizar aquele cliente e, sempre que precisar, ele se lembrará de você.

OAB: o que pode e o que não pode ser feito?

A advocacia é uma das profissões mais antigas do mundo e, por essa razão, traz consigo muitas tradições e regras que visam respeitar a sobriedade da profissão. Dentre elas, está a proibição das ações de propaganda.

Diante disso, muitos advogados ainda ficam receosos quando o assunto é investir em estratégias de marketing. Por esse motivo, separamos aqui o que pode e o que não pode, segundo o Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Acompanhe!

É permitido:

  • ter um site;
  • anunciar a identificação pessoal e curricular;
  • utilizar logotipo;
  • utilizar as redes sociais;
  • realizar a publicação de conteúdos informativos e educacionais;
  • desenvolver um relacionamento com o público;
  • comparecer em eventos e realizar palestras;
  • informar dados de contato e horário de atendimento;
  • participação do advogado em revistas jurídicas na internet;
  • publicar anúncios, desde que mantenha a imparcialidade.
Não é permitido:
  • divulgar valores de serviços ou forma de pagamento;
  • utilização de meios promocionais;
  • promessas de resultados;
  • anunciar em rádio ou TV;
  • utilizar fotografias de órgãos públicos;
  • enviar mensagens publicitárias;
  • personalizar objetos como calendário e caneta com o nome profissional;
  • referência a cargos já exercidos;
  • fazer uso de linguagem persuasiva;
  • realizar serviços em troca de divulgação;
  • utilizar nomes fantasia;
  • realizar consultas gratuitas na internet.

Nesse sentido, o advogado pode utilizar o marketing digital jurídico desde que respeite as restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB. Para consultar o código completo, acesse este link.

Quais são as principais estratégias do Marketing Digital Jurídico?

O marketing digital pode ser dividido em dois tipos principais: outbound marketing e inbound marketing.

O primeiro está relacionado com a prospecção ativa de clientes, como em comerciais de TV ou quando o vendedor entra em contato para realizar a venda, por exemplo. Esse tipo de marketing, em que o vendedor vai até o cliente, possui restrições pela OAB e deve ser evitado por advogados.

Por outro lado, o inbound marketing acontece quando o cliente procura a empresa, ou seja, quando o cliente lê um conteúdo explicativo na internet e decide entrar em contato com a empresa para saber mais informações.

Sendo assim, as estratégias do inbound marketing são as principais práticas aplicadas ao marketing digital jurídico. Por isso, separamos aqui as principais práticas de inbound marketing para advogados e qual é a importância de cada uma delas. Acompanhe!

  • Site para advogados

O site será o seu cartão de visitas na internet. Ele é fundamental para passar credibilidade e confiança aos seus clientes e potenciais clientes.
  • Marketing de conteúdo para advogados

É a criação de conteúdos com o objetivo de informar, educar e solucionar dúvidas. Para isso, o marketing de conteúdo pode ser feito em vários formatos diferentes: texto para o blog, e-books, vídeo e muito mais.
  • SEO para advogados

Para que o seu site/conteúdo chegue até o cliente é preciso aplicar técnica de SEO, isto é, práticas para melhorar o posicionamento das suas palavras-chaves no Google (ou outros buscadores de pesquisa). É por meio do SEO que você será capaz de colocar o seu site no topo do Google sem precisar de anúncio, ou seja, de forma orgânica.
  • Uso das mídias sociais

As mídias sociais são as redes sociais e os aplicativos de mensagem. Elas são fundamentais para a divulgação do conteúdo e fortalecimento da marca.
  • Estratégias de e-mail marketing

Enquanto as outras estratégias citadas visam atrair novos visitantes, o e-mail marketing está voltado para o relacionamento com o lead ou cliente. Essa etapa é importante para manter o contato interessado no seu serviço e para fechar novos contratos.

Como colocar as estratégias de Marketing Digital Jurídico em prática?

Agora que já entendemos como funcionam as principais estratégias de marketing jurídico, vamos à prática. Continue a leitura deste Guia do Marketing Digital Jurídico e entenda como colocar em ação o marketing digital para advogados.

Crie um plano de marketing digital jurídico

Primeiramente, defina quais serão as metas, ou seja, qual é o seu objetivo ao aplicar o marketing digital jurídico no seu escritório de advocacia. Depois, crie indicadores para que você acompanhe os resultados das suas ações.

Por ser um tema extenso, entenda com detalhes como criar planos de marketing jurídico digital no link.

Determine a persona que você pretende atingir 

O próximo passo é determinar a sua persona, isto é, o perfil da pessoa que você pretende atingir com a sua estratégia. A persona representa o cliente ideal para o seu escritório.

Por exemplo: “Joana, 45 anos, CEO de uma grande empresa, mãe de 2 filhos e está querendo se divorciar. Busca por um escritório de advocacia que resolva tudo rapidamente e de maneira prática”. Entenda melhor como montar a sua persona no link.

Defina qual será a especialidade do seu escritório

Para solucionar um problema específico do seu cotidiano é comum que as pessoas procurem por especialistas, certo?

Do mesmo modo, para resolverem questões jurídicas, as pessoas preferencialmente buscam por advogados que são referências ou que demonstram vasto conhecimento naquela área. Nesse sentido, uma boa dica é que você defina uma ou algumas especialidades para o seu escritório de advocacia, objetivando direcionar sua estratégia de marketing digital jurídico e se tornar autoridade.

Comece colocando o seu negócio no Google

Para começar, uma estratégia simples (mas, muito importante) é cadastrar o seu escritório de advocacia no Google Meu Negócio. Ali você poderá adicionar informações como: nome do seu escritório, logomarca, horário de funcionamento, endereço e muito mais.

Basicamente, é uma forma gratuita de colocar o seu negócio no Google. Assim, quando pesquisarem pelo seu escritório ou por advogados naquela região, você será encontrado.

Crie um site profissional com blog 

O próximo passo deve ser criar um site profissional para o seu escritório de advocacia. Em seu site, crie uma página de apresentação dos seus serviços, outra para contar a história do seu escritório e uma página de contato para que os possíveis clientes consigam falar com você.

Não se esqueça de investir em um blog para adicionar os textos do marketing de conteúdo.

Crie conteúdos assertivos

Conforme foi dito, o conteúdo é a base do marketing jurídico digital, sendo a melhor forma para alcançar um grande número de pessoas e se posicionar como especialista por meio das publicações.

Na hora de definir quais temas serão escritos, lembre-se de quais são as maiores dúvidas dos seus clientes. Preocupe-se também com a linguagem, objetivando ser didático, caso cite algum termo técnico, mas explicando-o, por exemplo.

Ao final do conteúdo você pode, mantendo a sobriedade, indicar que o leitor procure um advogado especialista para mais informações. Você também pode falar que, se o leitor ainda não tiver um advogado, ele poderá entrar em contato para tirar mais dúvidas sobre o assunto.

Desenvolva materiais ricos

Outra boa prática de marketing jurídico digital é o investimento em conteúdos ricos, como e-books, infográficos, webinars, entre outras estratégias. Todas essas estratégias agregam maior valor ao site e aumentam a credibilidade do escritório de advocacia ou advogado.

Para 2021, as principais tendências de marketing digital jurídico são as lives e webinars. Você pode planejar esse tipo de apresentação visando esclarecer dúvidas sobre a área jurídica.

Invista em ferramentas e estratégias de SEO

Não adianta nada preparar materiais incríveis (textos e e-books), se ninguém ler, não é mesmo? Para que o seu conteúdo chegue até a pessoa certa você precisa usar ferramentas e técnicas de SEO. Não é algo rápido, mas se for feito da maneira certa, poderá trazer ótimos resultados.

Atualmente, existem mais de 200 critérios para determinar se o seu site ficará no topo do Google ou não. Dentre eles, um fator muito importante é a palavra-chave escolhida. Alguns termos possuem uma concorrência maior, enquanto outros são mais fáceis de alcançar a primeira posição.

Por exemplo, o termo “advogado criminalista Florianópolis” tem uma alta concorrência. Isso significa que muitas pessoas estão tentando alcançar as primeiras posições para este termo. No entanto, isso não quer dizer que você não vai conseguir, mas que pode ser um pouco mais complicado.

Por outro lado, se escrever um texto tirando uma dúvida relacionada a questões criminalistas, você pode ficar entre as primeiras posições do Google e o cliente poderá encontrá-lo facilmente.

Aprenda a usar as redes sociais a seu favor

Você pode usar muitas mídias sociais em sua estratégia de marketing digital jurídico. YouTube, Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo, são canais excelentes como meios para divulgar seus conteúdos, atrair novas oportunidades e criar autoridade digital.

Preparado para começar sua estratégia de marketing digital jurídico?

Como vimos neste Guia do Marketing Digital Jurídico 2021, não é nada fácil construir uma estratégia de marketing do zero. Por essa razão, muitas vezes vale contar com a ajuda de uma agência de marketing especializada em marketing jurídico.

E aí? Gostou deste Guia do Marketing Digital Jurídico 2021? Esperamos ter contribuído para o sucesso do seu escritório de advocacia. Caso tenha ficado alguma dúvida ou queria fazer um elogio, entre em contato ou faça um comentário!

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